sábado, 29 de novembro de 2014

Medo



Olá,

Hoje gostaria de divagar sobre os medos, poque temos tantos medos?
Não estou me referindo ao medo fobia que é uma doença a ser tratada, mas sim sobre os medos que enfrentamos ou não na vida, temos medo de não ter amigos, medo ficar velho, medo de engordar, medo de não ser capaz, medo de ser feliz, medo de não amar, medo de não se amado, medo de assumir que ama, medo até de enfrentar seus medos...

A sociedade está cada vez mais moderna e independente, porém estamos cheios de medos que nos assolam, desconfio que seja um reflexo de toda a liberdade e de toda independência que adquirimos com o passar dos anos, agora temos que nos libertar dos nossos anseios e aproveitar a liberdade que conquistamos, será que para isso teremos que voltar algumas décadas atras?! Bom isso só saberemos com o tempo.

E como sempre uma citação para reflexão dessa filosofamento todo rsrs...

"Somos assim: sonhamos o voo mas tememos a altura.
Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio.
Porque é só no vazio que o voo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas.
Mas é isso o que tememos: o não ter certezas.
Por isso trocamos o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram."


Os irmãos Karamazov,
Fiódor Dostoiévski.

3 comentários:

  1. Acredito ser uma mistura de "ansiedade" gerada por pensarmos em N desenrolares não desejados que possa vir a acontecer, que puxa uma "resistência à mudanças".
    Em tempo, alguns defendem que existe 1 medo que é o absoluto e verdadeiro medo. O medo da solidão, que de alguma forma se manifesta discretamente em diversos outros medos, como o medo da rejeição (ficaríamos sozinhos), medo do que poderão pensar de nós, e então se afastarem (ficaríamos sozinhos), medo de se acostumar à uma vida à dois e vir a separação (ficaríamos sozinhos). No fim, talvez estejam mesmo certos, que o "Medo Original" é a solidão, e que ele, de alguma forma, se manifesta nos demais medos. Pensando com calma, vemos que até o medo da morte é um disfarce para o medo da solidão, ainda que na inexistência, para os que não acreditam em algo além do nosso mundo material. Por isso a "espiritualização" vai nos tirando o medo da morte. Talvez porque acreditamos que ela irá na verdade nos aproximar de outras pessoas, ao invés de nos isolar delas.
    Por medo de solidão, podemos até mesmo fazer coisas que vão do lamentável ao hediondo. Mudar o significado de solidão pode gerar uma alquimia em nossa alma, mudando todas as áreas da vida onde este medo se materializa nas mais diversas máscaras, inclusive nos ciúmes.

    ResponderExcluir
  2. Acho que não se resume só em solidão, você quis tratar sobre a solidão que é um dos maiores medos, mas vivemos com medo ou certo receio de viver mesmo sabe, o que acaba bloqueando a pessoa para vida e a faz não viver o que tem que viver, trazendo sim a falta de experiências não vividas, e até a própria solidão...

    ResponderExcluir
  3. Sim. O problema é que o "medo de viver" é muitas vezes por medo da rejeição que isto pode gerar, desde foras que poderemos tomar de alguém, até pessoas se afastarem de nós por nossas mudanças de vida.
    É um paradoxo, nos isolamos temendo sermos isolados kkkkkkkkkkkkk...
    É mais ou menos o lance de "não já temos, vamos atrás do sim". Temos que lembrar disso em muitos momentos, mas o paradoxo atrapalha e muito. Talvez entre ai o EGO de que preferimos a incerteza de que seríamos ou não rejeitados, do que conviver conviver com a certeza dessa rejeição. Evitamos levar foras, por exemplo, fugindo de chegar na pessoa. No final, ficamos em ambos os casos sem ela, mas nosso EGO fica protegido de se sentir rejeitado por alguém.
    :/

    ResponderExcluir